The BookDepository

Capitalism is Evil

No seu novo filme, Michael Moore, defende, basicamente, que o sistema capitalista é maligno e que deve ser substituído pela democracia.
Com "democracia", pode querer dizer um sistema socialista do género da ex-União Soviética, Coreia do Norte, Cuba, etc., ou uma democracia mais do tipo da Europa Ocidental, com um forte estado social. Eu acho que ele próprio não sabe bem, por isso vou falar dos dois...
Examinemos o que isto quer dizer: um sistema de trocas livres é o mal!
Por outro lado, um sistema que retira quase toda a liberdade individual, apenas pode ser mantido com elevado nível de repressão e, onde foi aplicado, manteve a maioria da população na miséria, esse sim é um sistema desejável?
Ou, então, um sistema que obriga uma parte significativa da população a, coercivamente, pagar impostos asfixiantes, para manter a outra parte da população dependente das benesses do papá estado, será moralmente superior áquele onde cada individuo é recompensado quando melhor serve os seus semelhantes, através de trocas puramente voluntárias?
Eu, pessoalmente, abomino qualquer sistema onde as minhas escolhas são condicionadas ou feitas num gabinete longínquo, por burocratas ou políticos. Prefiro, sem pensar duas vezes, um em que a liberdade d'escolha seja preservada!

1 Comentários:

Anónimo disse...

Vai tomar no seu Cu, com seu discurso rancoroso da época da guerra fria! Vá se informar um pouco mais. Você não sabe nada sobre democracia, União Soviética ou Europa Ocidental.