The BookDepository

Obama o protector



Estava a dar uma vista de olhos pelas notícias quando me deparo com algo que não me surpreende nada e, infelizmente, penso que é o que irá acontecer cada vez mais nos USA e no mundo, à medida que a crise se intensifica (já que as medidas que estão a ser tomadas para combater essa crise são as mesmas que deram origem à situação actual). Vou transcrever pedaços da notícia, e ir comentando:

"China lashes US tire duties as protectionst - The Obama administration will impose stiff tariffs on imports of Chinese-made tires after finding that a surge of imports has disrupted the U.S. domestic market".
- (Será que o culpado dos USA terem desfeito o aparelho produtivo, construido a sua economia em cima de um castelo de cartas baseada na especulação imobiliária e apoiado o seu PIB em 70 % consumo conseguido através de crédito barato e indiscriminado é dos pneus que vêm da China...????!!!!).

"U.S. imports of Chinese tires have risen, almost tripled, from 14.6 million in 2004 to 46 million last year; about one-sixth of the U.S. market. Four U.S. tire plants have closed in the past two years alone, and more than 5,000 domestic workers have lost their jobs."
 - (Se há importações é porque se torna mais barato para a indústria americana ir buscar lá fora do que comprar cá dentro...; isso deveria ser algo bom já que quem usa esse bem importado irá ter menos custos... Mas o que é que o estado faz alegando sempre o bem da população e as dificuldades das empresas nacionais? No fundo, é prejudicar quem importa os pneus, obrigando as pessoas e empresas a comprarem mais caro esse bem... !! Óptima política... tornar o bem mais caro para a população, (prejudicando 300 milhões de pessoas porque 5.000 pessoas e 4 fábricas fecharam em 2 anos... o que dá uma média de 2.500 pessoas e 2 fábricas por ano)).

"This administration is doing what is necessary to enforce trade agreements on behalf of American workers and manufacturers," says U.S. Trade Representative Ron Kirk.  Further, "Enforcing trade laws is key to maintaining an open and free trading system."
- (É inacreditável encontrar na mesma frase Enforcing trade laws e open and free trading system... Nem vale a pena comentar!!!!).

Concluindo: O estado está novamente a alegar o bem da população e indústrias nacionais (já que isso capta e comove), empobrecendo a economia. Vai tornar mais ineficiente o aparelho produtivo, já que não permite que haja uma saudável competição. Se é mais barato ir comprar a outro lado, isso deveria ser bom, pois as pessoas e empresas podem adquirir o bem a melhores preços, desenvolvendo assim indústrias que trazem realmente valor para a economia, criando empregos produtivos no presente e futuro. Com proteccionismo será que as empresas se tornam competitivas? Ou apenas se tornam "preguiçosas", não tendo o tal incentivo a se tornarem melhores e mais capazes?

As economias desenvolvem-se pela competição. Caso perguntem a qualquer atleta de alta competição com quem querem competir, eles dizem que é contra o melhor; eles sabem que só desta maneira vão ficar mais fortes.
O estado pela sua constante intervenção, a fazer o papel de paizinho protector está a tornar os "filhos" mais fracos, dependentes e não permite aos seus " filhos" desenvolverem as suas reais capacidades.

Espero que não se comece a seguir este caminho, pois todos iremos pagar a factura  no presente e no futuro próximo.

1 Comentários:

Anónimo disse...

China to Probe Alleged ‘Dumping’ of U.S. Products

Começou a retaliação da China. Qualquer dia teremos uma situação idêntica à que levou à grande depressão. Parece que as pessoas não aprendem com a história, nem com a sua própria.

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=a9igRzOC55wE