The BookDepository

Os políticos e a lei básica da economia

Há algo que me foi ensinado logo no primeiro dia em que frequentei economia no liceu, mas que infelizmente os políticos ainda não aprenderam... Algo aparentemente muito simples, mas por alguma razão, em algumas cabeças, é inatingível... A chamada Lei da Oferta e da Procura.

Esta lei diz que quando há mais oferta de um bem para a mesma procura o preço irá descer. Em contrário, ao haver mais procura de um bem para a mesma oferta o preço irá aumentar.
Ora o governo parece que ainda não entendeu este simples princípio que se apresenta aos alunos na primeira aula de economia da escola secundária. Passo a explicar a razão do que escrevo:

Hoje ao ler o jornal verifico que a portagem da A21 aumentou de 0.60 cêntimos para 2.10 euros. O argumento foi que a auto-estrada dá prejuízo e por essa razão a câmara vendeu às Estrada de Portugal a dita cuja.

O estado fez as contas e pensou... Ora isto é muito simples, vamos aumentar o preço e como passam lá x carros na auto-estrada iremos passar de prejuízo a lucro.

Vou explicar ao estado novamente o príncipio básico de economia. Como os consumidores não são burros, ao aumentar o preço de algum bem e ao manter a oferta constante, a procura obviamente irá diminuir. Ora daqui se pode ver facilmente que quando aumentam o preço irão passar muito menos carros pela auto-estrada.

Uma colega que costumava fazer o trajecto por essa via diz que neste momento a auto-estrada está quase deserta e as pessoas vão por vias alternativas.

Daqui se depreende que a brilhante ideia do estado em aumentar os preços da portagem depreendendo que a procura se mantém constante está claro totalmente errada e os 30.000 euros diários que a câmaria dizia ter de prejuízo certamente irá aumentar em muito, agora nas mãos do estado.

Mais uma brilhante ideia dos políticos... que têm de frequentar as aulas do ensino secundário de economia para ver se aprendem algo.

0 Comentários: