The BookDepository

Venezuela Fx


O blog Venezuela Fx, divulga a taxa de câmbio do mercado negro entre o Bolivar Venezuelano (Bs) e o Dólar Americano (USD), prestando um serviço inestimável para a transparência deste preço.

A taxa oficial, fixada por decreto nos 2.15 Bs/USD, é totalmente irrealista como se pode ver no blog. Ontem (14 de Setembro), no mercado negro, o Bs era transaccionado a 6.07-6.18 para o USD. Esta discrepância, coloca graves entraves às relações comerciais com o exterior.

As alocações de USD, para as importações, são geridas por uma agência governamental que também controla as licenças de importação. Imagino, quanto tempo se deverá esperar para obter a licença e os USD...

As exportações são também altamente restringidas, porque têm de ser feitas à taxa oficial, o que penaliza fortemente os exportadores.

Mais um "tiro no pé", vindo de um país onde o estado socialista asfixia, cada vez mais, o que resta do sector privado, empobrecendo a generalidade da população.

3 Comentários:

NC disse...

Mas têm uma orquestra muito boa e prá frentex. A prova viva que o socialismo é uma maravilha. E totalitário, claro. So o totalitarismo pode trazer o socialismo total.

El Venezolano disse...

Tarzan, você não sabe do que esta falando. O governo da Venezuela é um governo de bandidos que acabaram o com pais... ter uma orquestra boa em troca de um pais inteiro morrendo de fome não é uma maravilha. Socialismo é uma porcaria, pior então com totalitarismo, como é o caso do meu pais.
Se você tivesse que morar fora do seu pais só por ser contra o governo, porque sua familia esta ameaçada e porque é proibido de trabalhar. se sentiria de maravilha?
P.S. Me desculpo se cometi algum erro de ortografia.
Sds
El Venezolano

Unknown disse...

El Venezolano, o Tarzan estava a ser irónico no seu comentário. Ele também concordo connosco, que o socialismo e totalitarismo só trazem miséria para um país.
Espero que esse regime não se começe a espalhar pelo mundo.. pelo menos nos USA já começa a aparecer infelizmente.