The BookDepository

Políticos vs Realidade



Hoje, no Financial Times, vem uma declaração de Angela Merkel, comparando a situação que se vive nos mercados financeiros, em resultado da crise da dívida de vários países europeus, com uma "batalha entre os políticos e o mercado".

Eu chamo-lhe antes uma batalha entre os políticos e a realidade, e no final já sabemos bem quem sairá vencedor (pista: pode demorar, mas a realidade acaba por vir ao de cima).

Isto não quer dizer que os políticos venham a pagar pela sua derrota. Normalmente, eles tendem a passar os custos das suas acções para o resto da população.

Os políticos europeus, têm de reconhecer que andaram a distribuir demasiado dinheiro, habituando mal grandes fatias da população. Isso, juntamente com a queda das receitas fiscais provocada pela recessão, e o aumento dos gastos, fruto de políticas keynesianas na tentativa de sair da mesma recessão, levou a um forte endividamento.

Agora, há uma única saída para evitar a falência, que é cortar nos gastos (encarar a realidade) e deixar de culpar a "conspiração dos especuladores" (viver no mundo da fantasia).

1 Comentários:

Anónimo disse...

Obrigado, por este Blog.
Aprendi mais hoje de economia mundial actual, que nos últimos anos a ler lixo politico.

O video do Peter Schiff no youtube, devia ser obrigatório nas escolas portuguesas.

Para o meu filho vai ser.