The BookDepository

Prepare For Crashing Markets

"If the Fed and government continue to meddle in the free markets in an attempt to prop up asset prices at levels that are "higher than they otherwise should be", you can be certain more bubbles and asset price crashes are ahead. I would say chances are about as good as the sun rising tomorrow." Artigo completo aqui.

Embora o gráfico se refira à bolsa, o comportamento da economia em geral é similar, pelo que se aplicarmos o gráfico ao ciclo económico, provocado pela manipulação das taxas de juro, por parte dos bancos centrais, é de notar que quando se dá o regresso à média, esta é inferior à média que ocorreria sem a bolha, porque a bolha constitui um desperdício de recursos.

A manipulação das taxas de juro não afecta todos os sectores da mesma forma, retirando recursos dos sectores prejudicados, a favor de sectores beneficiados pela manipulação, constituindo uma distorção insustentável da situação mais eficiente que ocorreria se o mercado fosse deixado funcionar livremente.

O crash torna-se inevitável, mais tarde ou mais cedo, mas quanto mais tarde, ou seja, quanto maior a manipulação/distorção, pior será o crash e mais longe a economia acabará por ficar da "média" do mercado livre.

0 Comentários: