The BookDepository

Mercado de Trabalho - Recuperação??

Na América, os dados oficiais têm vindo a mostrar uma queda da taxa de desemprego, o que foi considerado, pela generalidade dos comentadores económicos, como um sinal da recuperação económica.
No entanto, a realidade para lá dos números oficiais (já agora, alguém acredita nos valor oficiais para a inflação?????), mostra que esta descida se deve sobretudo a que muitos desempregados simplesmente deixaram de procurar trabalho, com uma redução na taxa de participação no mercado de trabalho, como se pode ver no gráfico, e por isso deixaram de contar para os valores oficiais.
Para além disso, muitos dos empregos que estão a ser criados são part times ou têm origem em sectores caracterizados por salários baixos.

Em Portugal, a taxa de desemprego também parece querer começar a descer, no entanto, o que se passa na América também se aplica, em grande medida, ao nosso caso, com muitos desempregados de longa duração a desistirem de procurar emprego, para além de que grande maioria dos empregos que são criados são apenas temporários ou pagam salários de abaixo dos 700 euros (que o diga a "geração à rasca").

Não me parece que seja uma grande recuperação!!

0 Comentários: