The BookDepository

A verdade das Energias Renovaveis

Neste link, podemos ver os resultados do apoio estatal às energias renováveis, em Espanha. Em Portugal, apesar de haver algumas diferenças no programa de incentivos, também houve uma aposta estatal neste tipo de energias, que provavelmente também deu resultados muito negativos (entre outros, temos visto as nossas facturas de electricidade aumentarem).

Ainda no caso espanhol, esta politica é um falhanço total: o preço da electricidade subiu, destruiu mais empregos do que aqueles que criou e vai necessitar de um esforço financeiro gigantesco para ser mantida.

Bem podiamos aprender com os erros dos outros...

PS: não sou contra as energias renováveis, apenas sou contra os subsídios. Se as energias renováveis forem mesmo uma boa ideia, e um bom negócio futuro, concerteza haverá um forte incentivo para investir nesta área, mesmo sem subsídios estatais. Há vários negócios, onde os investidores passam largos anos com prejuízos, até poderem ter um vislumbre dos lucros, como por exemplo na indústria farmaceutica, não sendo por isso que há falta de investimento.

0 Comentários: