Hoje, no Financial Times, vem uma declaração de Angela Merkel, comparando a situação que se vive nos mercados financeiros, em resultado da crise da dívida de vários países europeus, com uma "batalha entre os políticos e o mercado".
Eu chamo-lhe antes uma batalha entre os políticos e a realidade, e no final já sabemos bem quem sairá vencedor (pista: pode demorar, mas a realidade acaba por vir ao de cima).
Isto não quer dizer que os políticos venham a pagar pela sua derrota. Normalmente, eles tendem a passar os custos das suas acções para o resto da população.
Os políticos europeus, têm de reconhecer que andaram a distribuir demasiado dinheiro, habituando mal grandes fatias da população. Isso, juntamente com a queda das receitas fiscais provocada pela recessão, e o aumento dos gastos, fruto de políticas keynesianas na tentativa de sair da mesma recessão, levou a um forte endividamento.
Agora, há uma única saída para evitar a falência, que é cortar nos gastos (encarar a realidade) e deixar de culpar a "conspiração dos especuladores" (viver no mundo da fantasia).
1 Comentários:
Obrigado, por este Blog.
Aprendi mais hoje de economia mundial actual, que nos últimos anos a ler lixo politico.
O video do Peter Schiff no youtube, devia ser obrigatório nas escolas portuguesas.
Para o meu filho vai ser.
Enviar um comentário